Trump planeja grande operação contra imigração ilegal no segundo dia de seu novo mandato, diz jornal

Donald Trump — Foto: David Dee Delgado/Reuters

A nova administração de Donald Trump planeja lançar uma ampla operação contra imigrantes ilegais nos Estados Unidos na próxima terça-feira, 21, segundo dia de seu novo mandato.

A informação foi divulgada pelo The Wall Street Journal nesta sexta-feira, 17.

De acordo com a reportagem, a operação será conduzida pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE, na sigla em inglês) e terá como foco imigrantes com antecedentes criminais na cidade de Chicago.

Cerca de 200 agentes estão previstos para participar das ações.

Tom Homan, indicado por Trump para ser o “czar da fronteira”, já havia antecipado que as ações começariam por Chicago.

E se o prefeito de Chicago não quiser ajudar, ele pode sair do caminho. Mas, se ele nos impedir, se ele conscientemente abrigar ou esconder um imigrante ilegal, eu vou processá-lo”, afirmou Homan, segundo o jornal.

Além da já citada, outras cidades podem ser alvo de operações semelhantes, entre elas Nova York, cujo prefeito, o democrata Eric Adams, se reuniu com Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, também nesta sexta.

O combate à imigração ilegal foi um dos pilares da campanha eleitoral de Trump, que prometeu realizar a maior deportação em massa da história dos EUA.

Após sua posse, na próxima segunda-feira, 20, espera-se que ele emita uma série de ordens executivas com medidas rigorosas contra a imigração ilegal.

Entre as ações previstas estão o envio de tropas para reforçar as fronteiras e a retomada da construção do muro entre os EUA e o México.

Até a última atualização desta reportagem, a equipe de transição de Trump não havia comentado oficialmente o assunto.

Você pode gostar...