Caça F-5 da FAB cai no RN; piloto consegue se ejetar
Um caça F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na tarde desta terça-feira, 22, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, em uma área de mata próxima a condomínios residenciais. A aeronave estava em treinamento. Assista abaixo:
Segundo a Aeronáutica, o piloto conseguiu se ejetar em segurança e foi resgatado por uma equipe de salvamento da própria FAB.
Moradores da região relataram ter ouvido um estrondo e registraram a densa nuvem de fumaça que se formou após a queda.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou duas equipes “para conter o avanço do fogo na vegetação, a fim de evitar que se alastre para áreas próximas”.
A FAB informou que o caso será apurado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O espaço aéreo da Capital Potiguar está movimentado devido aos preparativos para o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), que será realizado na Base Aérea de Natal entre os dias 3 e 15 de novembro. O evento reunirá 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, tanto brasileiras quanto estrangeiras.
O exercício multinacional e operacional, organizado pela FAB, tem como objetivo o treinamento conjunto em cenários de conflito e a troca de experiências entre os países participantes.