Prefeito de Nova York, Eric Adams, é indiciado após investigação federal sobre corrupção
O prefeito de Nova York, Eric Adams, do Partido Democrata, foi formalmente indiciado em uma investigação federal sobre corrupção, de acordo com reportagem do jornal The New York Times.
Embora os detalhes das acusações ainda não estejam claros, ele se tornou o primeiro chefe do Executivo da maior cidade dos Estados Unidos a enfrentar processos criminais durante o mandato.
As investigações, que ocorrem há meses, examinam possíveis doações ilegais feitas à sua campanha em 2021 e suas ligações com autoridades da Turquia.
Além disso, está sendo apurado se Adams pressionou servidores públicos de Nova York a aprovar a construção de um consulado turco.
Eventos de arrecadação de fundos para o democrata organizados por uma construtora de propriedade de imigrantes da Turquia também estão na mira dos agentes do FBI, a polícia federal americana.
Em 2023, dispositivos eletrônicos de Adams chegaram a ser apreendidos e periciados pelas autoridades. Ele nega todas as acusações, classificando-as como “totalmente falsas e baseadas em mentiras”.
Em um vídeo divulgado posteriormente, o prefeito afirmou que, se realmente for indiciado, solicitará um julgamento rápido: “Se eu for acusado, sei que sou inocente. Pedirei um julgamento imediato para que os nova-iorquinos possam ouvir a verdade”, ressaltou, acrescentando que não renunciará ao cargo.