México rompe relações diplomáticas com Equador após invasão de sua embaixada em Quito
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nas redes sociais neste sábado (6) que seu governo rompeu as relações diplomáticas com o Equador após policiais daquele país invadirem a embaixada mexicana em Quito.
Trata-se de uma violação flagrante do direito internacional e da soberania do México, razão pela qual instruí nossa chanceler a emitir uma declaração sobre esse ato autoritário, proceder legalmente e declarar imediatamente a suspensão das relações diplomáticas com o governo do Equador — escreveu Obrador no X.
A invasão aconteceu na madrugada de hoje, no horário de Brasília. Um grupo de policiais foi ao local para prender Jorge Glas, ex-vice-presidente do Equador condenado a seis anos de prisão por corrupção.
Glas recebeu asilo político do México e está na embaixada desde dezembro de 2023. Ele afirma ser vítima de perseguição por parte da Procuradoria-Geral equatoriana.
De acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, de 1961, os locais de missões de um país dentro de outro — como embaixadas e consulados — são considerados invioláveis. Equador e México aderiram à regra na década de 1960.