Celular Seguro: governo Lula lança plataforma para bloquear aparelhos roubados

Aplicativo "Celular Seguro" — Foto: Divulgação

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançou, nesta terça-feira (19), a plataforma “Celular Seguro“.

A aplicação tem como objetivo facilitar o bloqueio de aparelhos roubados ou furtados e inibir esse tipo de crime no país.

A ação é uma parceria do MJSP com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A ferramenta está disponível para navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge e, a partir de quarta-feira (20), em aplicativos para Android e iOS (iPhone).

Em relação aos participantes da iniciativa, há memorandos assinados com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi.

O governo também assinou protocolos de intenções com Google, Uber, 99, Zetta, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Firmaram adesão ao aplicativo a Conexis Brasil Digital e as operadoras Claro, Vivo e TIM.

Como funciona a plataforma

Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br. O usuário deverá cadastrar seu aparelho informando o número, marca e modelo. Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.

O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso continuar bloqueando o número entrando em contato com a operadora de telefonia.

Você pode gostar...