Exército Brasileiro envia blindados para fronteira com Venezuela
O Ministério da Defesa confirmou, nesta segunda-feira (4), que o Exército Brasileiro mobilizará 20 viaturas blindadas para reforçar os destacamentos na fronteira com a Venezuela.
Os veículos, do modelo Guaicuru (foto), sairão de unidades no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde estão localizados, e se juntarão ao 18º Regimento de Cavalaria Mecanizada, baseado em Boa Vista, Roraima.
O ministro da Defesa, José Múcio, disse que a operação já estava planejada para combater o garimpo ilegal na região, mas que os veículos poderão ajudar na segurança fronteiriça.
A área vive uma escalada de tensão relacionada à reivindicação venezuelana sobre o território de Essequibo, na Guiana. Os países disputam a província, rica em petróleo e gás, desde 1841.
No último domingo (4), o regime do ditador Nicolás Maduro realizou um referendo popular sobre medidas que visam a anexação de Essequibo. Segundo a autoridade eleitoral do país, 95% do votantes apoiaram a iniciativa.
Em caso de invasão venezuelana de Essequibo, os militares brasileiros temem que o território de Roraima seja utilizado na operação.