Reino Unido anuncia doação de mais R$ 215 milhões para o Fundo Amazônia
A ministra de Segurança Energética do Reino Unido, Claire Coutinho, anunciou, neste sábado (2), que seu país doará 35 milhões de libras — equivalente a cerca de R$ 215 milhões — ao Fundo Amazônia.
O compromisso foi assumido durante a COP28, conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Na ocasião, Coutinho se reuniu com a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, e com Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.
O Reino Unido também assinou hoje um contrato com o banco de desenvolvimento brasileiro que permitirá a transferência para o Fundo Amazônia das 80 milhões de libras que já haviam sido prometidos pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.
Criado em 2008, o Fundo financia ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes da degradação florestal e do desmatamento.
Considerada uma iniciativa pioneira na área, o Fundo Amazônia reúne doações internacionais para apoiar comunidades e organizações tradicionais que atuam na região, além de disponibilizar recursos diretamente a estados e municípios para ações de combate ao desmatamento e às queimadas.