Macron diz ser contra acordo entre Mercosul e UE; Lula rebate: ‘França é mais protecionista’

Presidentes Emmanuel Macron e Lula — Foto: AFP/CanalGov

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou neste sábado (2), em entrevista coletiva na COP28, em Dubai, que é contra o acordo entre o Mercosul e a União Europeia:

Sou contra o acordo Mercosul-União Europeia. É um acordo completamente contraditório com o que ele [Lula] está fazendo no Brasil e com o que a nós estamos fazendo. Porque é um acordo que foi negociado há 20 anos, e que tentámos remendar, e que está mal remendado.

Ele também criticou a versão atual do acordo, chamando-a de “antiquada”:

Esse acordo, no fundo, não leva em conta a biodiversidade e o clima dentro dele. É um acordo comercial antiquado que desmantela tarifas. Nos últimos anos, esses acordos foram bastante melhorados.

Pouco depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu a fala do francês dizendo que cada país tem o direito de se posicionar, mas a visão de Macron não reflete a da União Europeia:

É um direito dele. Cada país tem o direito de ter uma posição. Eu acho que é um direito dele ser contra. O Macron sempre foi, a França sempre foi o país mais duro para fazer acordo, porque a França é o país mais protecionista. Não é a mesma posição que a União Europeia, que pensa outra coisa.

Você pode gostar...