EUA vetam resolução do Brasil no Conselho de Segurança da ONU sobre conflito Israel-Hamas
Os Estados Unidos vetaram, nesta quarta-feira (18), a proposta de resolução apresentada pelo Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) que tratava do conflito entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas.
O texto recebeu 12 votos favoráveis: Brasil (presidente do órgão), China, França, Albânia, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes Unidos.
A Rússia e o Reino Unido se abstiveram. Os EUA, que têm poder de veto como membro permanente, foram os únicos a votar contra.
Com a proposta brasileira barrada, o Conselho permanece sem uma posição formal sobre o conflito no Oriente Médio.
Após a votação, a embaixadora americana na ONU, Linda Thomas-Greenfield, argumentou que seu país ficou “desapontado” pelo fato de o texto não mencionar o direito de autodefesa de Israel.
Já o embaixador brasileiro no organismo internacional, Sérgio Danese, criticou o posicionamento dos EUA:
Nós trabalhamos intensamente para construir uma posição conjunta, fazendo esforço para acomodar posições diferentes, às vezes opostas. Nossa resposta era robusta, e estamos gratos a todos os membros do Conselho que se juntaram a nós e que demonstraram um sincero desejo multilateralismo.
Mas, mais uma vez, tristemente o Conselho não conseguiu adotar uma resolução em relação à situação palestina. De novo, o silêncio prevaleceu. Nós estamos profundamente tristes e decepcionados — disse Danese.