Ocidente é um ‘império de mentiras’, diz chanceler russo na ONU
Em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas neste sábado (23), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que o Ocidente é um “império de mentiras” e criticou a União Europeia e os Estados Unidos, que impuseram sanções a seu país por causa da Guerra da Ucrânia.
Americanos e Europeus desprezam o resto do mundo, fazem todo tipo de promessas e não cumprem — disse Lavrov.
Uma dessas promessas não cumpridas é a de a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não se expandir para o Leste Europeu. Essa é uma das justificativas usadas pelo Kremlin para a invasão do território ucraniano.
O outro se refere aos acordos não cumpridos pelo Ocidente, segundo Lavrov, para direcionar US$ 100 bilhões por ano a nações emergentes para mitigar os efeitos da crise climática — esses países [da UE e EUA] gastam muito mais armando a Ucrânia, disse ele.
Se compararem o quanto se gasta apoiando o regime ‘racista’ em Kiev, vocês vão entender quão esclarecido o Ocidente realmente é — afirmou.
Para o chanceler russo, a fórmula de paz proposta pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para acabar com a guerra é “completamente inviável”.
Lavrov também acusou Washington de tentar transformar sua doutrina Monroe em uma ordem global para manter sua influência em várias regiões do mundo, não apenas nas Américas — um eco da ideia, apoiada pela China, de que os EUA se recusam a aceitar a multipolaridade.