PF prende homem que ameaçou ‘dar tiro’ em Lula no Pará
Um homem suspeito de ameaçar “dar um tiro” no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi preso pela Polícia Federal (PF) na tarde desta quinta-feira (3), em Santarém, no interior do Pará — onde o chefe do Executivo Federal estará em visita oficial nos próximos dias.
Segundo a investigação, as ameaças foram feitas na quarta-feira (2), em uma distribuidora de bebidas. O homem preso se chama Arilson Strapasson.
Em nota, a PF detalha a ameaça:
O homem [Arilson Strapasson] teria dito que daria um tiro na barriga do presidente e perguntado aos presentes se sabiam onde ele se hospedaria quando fosse ao município.
O inquérito policial foi instaurado após denúncia de uma das testemunhas do ocorrido. Ele responderá pelos crimes de ameaça e incitação ou preparo de atentado contra pessoa por motivos políticos.
O fazendeiro também é apontado como um homem ligado à grilagem e ao garimpo ilegal. Durante as diligências, os investigadores encontraram um comprovante de compra e venda de um imóvel na região no valor de R$ 2,5 milhões.
Participação nos atos golpistas de 8 de janeiro
À polícia, após a prisão, o suspeito disse que teria participado dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília, e que teria invadido o salão verde da Câmara dos Deputados.
Ainda segundo o fazendeiro, ele participou de manifestações antidemocráticas em frente ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção, em Santarém, no Pará, por 60 dias ininterruptos e chegou a financiar os atos com R$ 1.000,00 por dia.