Trump critica Putin por ataque da Rússia à capital da Ucrânia: ‘Vladimir, PARE!’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, condenou nesta quinta-feira, 24, o ataque da Rússia a Kiev, capital da Ucrânia.

Em uma crítica direta ao presidente russo, Vladimir Putin, Trump classificou o bombardeio como “desnecessário” e realizado em um “momento ruim”, considerando as negociações em curso para um cessar-fogo com mediação americana.

Eu não estou feliz com os ataques russos a Kiev. Desnecessários e em um momento ruim. Vladimir [Putin], PARE! 5.000 soldados estão morrendo por semana. Vamos fechar o acordo de paz!”, escreveu o presidente dos EUA em suas redes sociais.

A ofensiva, segundo autoridades ucranianas, foi uma das mais violentas contra a capital desde o início da guerra e ocorreu durante a madrugada.

O ataque, com mísseis e drones, deixou pelo menos 12 mortos — entre eles, crianças — e mais de 60 feridos. O governo ucraniano afirma que nove dessas mortes ocorreram em Kiev.

De acordo com uma fonte militar ucraniana ouvida pela agência Reuters, um dos mísseis utilizados no bombardeio era do modelo KN-23, de fabricação norte-coreana.

Apesar de manter um relacionamento próximo com Putin desde o início de seu segundo mandato em janeiro deste ano, Trump tenta liderar uma proposta de paz entre Moscou e Kiev.

As negociações, no entanto, têm sido conduzidas diretamente com o Kremlin, sem a participação oficial de representantes ucranianos.

Você pode gostar...