Irã e EUA têm conversas ‘positivas’ em Omã e acertam nova reunião na próxima semana

Jornal iraniano noticiando a reunião entre as delegações iranianas e americanas em Omã – Foto: Majid Asgaripour/WANA via Reuters

O Irã e os Estados Unidos informaram ter realizado conversas “positivas” e “construtivas” neste sábado, 12, em Omã.

Segundo as autoridades, os dois países concordaram em retomar o diálogo na próxima semana, com o objetivo de discutir o avanço do programa nuclear iraniano. O presidente Donald Trump voltou a ameaçar uma ação militar caso não haja acordo.

Estamos muito próximos de estabelecer uma base para negociações e, se conseguirmos concluí-la na próxima semana, teremos avançado bastante e poderemos iniciar conversas reais a partir disso”, declarou o chanceler iraniano Abbas Araqchi à televisão estatal.

De acordo com ele, os encontros — os primeiros entre o Irã e o governo Trump, incluindo seu primeiro mandato entre 2017 e 2021 — ocorreram em um ambiente “produtivo, calmo e positivo”.

Ambos os lados concordaram em continuar as conversas… provavelmente no próximo sábado”, acrescentou Araqchi. “Irã e Estados Unidos querem um acordo em curto prazo. Não buscamos diálogos apenas por dialogar.

A Casa Branca também descreveu o encontro como “muito positivo e construtivo”.

A reunião contou com a presença do enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steven Witkoff, da embaixadora americana em Omã, Ana Escrogima, e do chanceler iraniano.

Essas questões são muito complexas, e a comunicação direta do enviado Witkoff foi um avanço em direção a um resultado mutuamente benéfico”, disse o governo americano, em nota. Segundo o comunicado, uma nova rodada de negociações está prevista para o próximo sábado.

Questionado sobre o andamento do diálogo, Trump foi cauteloso, mas demonstrou otimismo.

Acho que está indo bem. Nada importa até que esteja concluído, então não gosto de falar antes da hora, mas acho que a situação com o Irã está indo bem”, afirmou o presidente a jornalistas no sábado à noite, a bordo do Air Force One.

Na última segunda-feira, 7, Trump surpreendeu ao anunciar que Washington e Teerã retomariam o diálogo em Omã — país do Golfo com histórico de mediação entre o Ocidente e a República Islâmica.

O sultanato já atuou em negociações para a libertação de estrangeiros e cidadãos com dupla nacionalidade presos pelo regime iraniano.

Você pode gostar...