Trump eleva tarifa contra China para 125% e reduz taxação a outros países por 90 dias durante negociações

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 9, um aumento imediato da tarifa sobre produtos chineses, que passa a ser de 125%. A decisão foi divulgada em publicação na rede Truth Social.
“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato“, escreveu Trump.
Segundo ele, a medida visa pressionar Pequim a mudar sua postura em relação ao comércio internacional. “Em um futuro próximo, a China perceba que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis“, declarou o republicano.
No mesmo comunicado, Trump também anunciou uma flexibilização temporária das tarifas aplicadas a outras nações.
Ele determinou uma redução para 10% nas taxas recíprocas, válida por 90 dias, como parte de uma trégua nas disputas comerciais recentes.
“Autorizei uma pausa de 90 dias e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato“, afirmou.
A decisão, segundo o presidente, foi motivada pelo esforço de diálogo de mais de 75 países, que procuraram representantes do governo norte-americano — incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) — para negociar uma solução ao impasse tarifário.