Liberal Susan Crawford derrota candidato conservador apoiado por Trump e Musk em eleição para Suprema Corte de Wisconsin

A juíza liberal Susan Crawford, apoiada pelo Partido Democrata, venceu nesta terça-feira, 1º, a eleição para a Suprema Corte de Wisconsin, derrotando o conservador Brad Schimel.
A disputa ficou marcada como a eleição judicial mais cara da história dos Estados Unidos, com mais de US$ 90 milhões em gastos dos candidatos, segundo a Reuters.
O republicano Schimel contou com o apoio do presidente Donald Trump e recebeu investimentos do bilionário Elon Musk — estimados em mais de US$ 21 milhões —, que chegou a afirmar que o “destino da humanidade” estava em jogo nessa disputa. Já Crawford teve o respaldo do ex-presidente Barack Obama e de George Soros.
Com a vitória, a maioria liberal na mais alta corte de Wisconsin fica garantida. O resultado também foi amplamente interpretado pela mídia e pela política americanas como o primeiro grande teste eleitoral de Trump em seu novo mandato na Casa Branca.