Três soldados dos EUA desaparecidos na Lituânia são encontrados mortos; buscas pelo quarto militar continuam

Buscas por soldados dos EUA desaparecidos na Lituânia – Foto: AP

Três dos quatro soldados americanos desaparecidos na Lituânia durante um exercício de treinamento foram encontrados mortos nesta segunda-feira, 31, informou o Exército dos Estados Unidos. As buscas continuam pelo quarto militar.

As equipes de resgate localizaram o blindado M88 Hercules na quarta-feira, 26, submerso em um pântano, e trabalharam sem parar para removê-lo.

No domingo, 30, mergulhadores da Marinha dos EUA conseguiram prender cabos ao veículo, mas a lama e a água dificultaram o acesso, exigindo escavação e drenagem.

Um deslizamento de terra complicou ainda mais os esforços, segundo a ministra da Defesa da Lituânia, Dovile Sakaliene, que descreveu a operação como uma “exaustiva batalha contra a força do pântano profundo”. Assista abaixo:

O acidente ocorreu na terça-feira, 25, quando os soldados da 1ª Brigada Blindada, 3ª Divisão de Infantaria, baseada em Fort Stewart, na Geórgia, realizavam um treinamento de recuperação de outro veículo militar.

Ainda não se sabe o que causou o incidente, mas um oficial das Forças Armadas americanas na Europa sugeriu que o blindado pode ter saído da estrada e ficado preso no pântano. O Exército dos EUA e autoridades lituanas investigam o caso.

Centenas de soldados e agentes da lei, tanto americanos quanto lituanos, participaram das buscas em uma densa floresta e terreno pantanoso.

A operação contou com helicópteros, drones, aeronaves militares lituanas, escavadeiras, bombas de drenagem e centenas de toneladas de cascalho e terra para estabilizar o solo.

O Major-General Christopher Norrie, comandante da 3ª Divisão de Infantaria, lamentou a perda dos militares.

Os soldados que perdemos nesta tragédia não eram apenas soldados, eles faziam parte da nossa família. Nossos corações estão pesados com uma dor que ecoa por toda a Divisão Marne, tanto no front quanto em casa”, declarou.

Ele também destacou o comprometimento das equipes envolvidas: “Palavras não podem expressar nossa gratidão àqueles que ainda trabalham dia e noite nesses extensos esforços de busca e recuperação, com um compromisso inabalável de não descansar até que todos sejam encontrados”.

Os nomes dos militares ainda não foram divulgados, pois as famílias aguardam notificação oficial.

Você pode gostar...