Após ameaça de Trump, Irã promete ‘resposta firme’ em caso de ataque

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, prometeu nesta segunda-feira, 31, uma “resposta firme” caso seu país seja atacado, em reação às recentes ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Eles estão ameaçando provocar danos (…) se for o caso, certamente haverá uma resposta firme“, declarou Khamenei em um discurso em Teerã, durante a celebração do fim do Ramadan, mês sagrado de jejum para os muçulmanos.
Embora não tenha citado Trump diretamente, a fala foi interpretada como uma resposta às declarações do presidente americano nos últimos dias.
No domingo, 30, em entrevista à NBC News, Trump afirmou que “haverá bombardeios” contra o Irã caso o regime de Teerã não aceite um acordo sobre seu programa nuclear. “Se não assinarem um acordo, haverá bombardeios“, disse o presidente.
Há décadas, países ocidentais acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares, o que Teerã nega, alegando que seu programa tem fins exclusivamente civis.
Em 2015, o Irã assinou um acordo nuclear com potências ocidentais, comprometendo-se a limitar suas atividades nucleares em troca do alívio de sanções econômicas.
No entanto, em 2018, durante seu primeiro mandato, Trump retirou os EUA do pacto e restabeleceu sanções contra Teerã, aumentando as tensões entre os dois países.