Trump publica mapas com território do Canadá incorporado aos EUA
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou na noite desta terça-feira, 7, dois mapas de parte da América do Norte com o território do Canadá incorporado ao americano.
Em declarações à imprensa e publicações nas redes sociais, o republicano defendeu a ideia de transformar o vizinho ao norte no 51º estado dos EUA, além de propor assumir o controle da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca.
Trump também prega que os EUA devem reassumir o controle sobre o Canal do Panamá.
As reações foram imediatas e contundentes. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, escreveu em uma rede social que “nunca, jamais, o Canadá fará parte dos Estados Unidos”.
Tanto o governo da Dinamarca quanto o governo autônomo da Groenlândia criticaram a ideia de incorporação do território localizado no norte da América do Norte, dentro do Círculo Polar Ártico. Ambos reafirmaram que a região “não está à venda”, em resposta à sugestão de compra feita por Trump.
Já o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, reafirmou a soberania de seu país sobre o canal, destacando que o processo de transferência de controle americano foi concluído em 1999.