Lula troca chefia da Secom: sai Paulo Pimenta e entra Sidônio Palmeira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou pessoalmente na manhã desta terça-feira, 7, no Palácio do Planalto, a saída de Paulo Pimenta (foto, à esquerda) do comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Com a mudança, Sidônio Palmeira (foto, à direita), marqueteiro responsável pela campanha vitoriosa de Lula em 2022, assumirá a pasta. A oficialização deve ocorrer nos próximos dias.
A Secom é responsável por formular e implementar a política de comunicação do governo federal, cuidar da publicidade das ações e programas, e gerenciar o relacionamento com a imprensa.
Em dezembro, Lula havia declarado a intenção de “fazer as correções necessárias” para aprimorar a comunicação do governo. O presidente se queixa do domínio da direita nas redes sociais e avalia que as ações de sua gestão não têm alcançado a população de forma eficaz.
No meio de seu terceiro mandato, o petista busca melhorar a aprovação do governo, que, segundo pesquisas Datafolha e Quaest, tem avaliação positiva de cerca de um terço dos entrevistados.
Especialista em marketing político, Sidônio Palmeira possui mais de três décadas de experiência no setor publicitário, o que reforça a aposta do governo em estratégias para reverter esse cenário.