Trump anuncia Musk na chefia do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA
Elon Musk irá chefiar o Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos durante o próximo mandato de Donald Trump.
O presidente eleito americano anunciou nesta terça-feira, 12, que o bilionário comandará o órgão ao lado do também empresário Vivek Ramaswamy, que chegou a se candidatar nas primárias republicanas deste ano.
Durante a campanha presidencial, Trump prometeu que, se eleito, colocaria Musk em uma “comissão governamental de eficiência”. O republicano afirmou que o bilionário já havia aceitado o convite e trabalharia para eliminar “fraudes e pagamentos indevidos”.
Em comunicado, o presidente eleito declarou que o dono da Tesla atuará para “desmantelar a burocracia governamental, cortar regulamentações excessivas, reduzir gastos desnecessários e reestruturar as agências federais”.
Musk foi um dos principais doadores da campanha eleitoral de Trump. Segundo a agência de notícias Associated Press, o magnata desembolsou cerca de US$ 200 milhões (R$ 1,15 bilhão) para apoiar o candidato republicano.
Empresas de Musk, como a SpaceX, mantêm contratos bilionários com o governo americano, e críticos afirmam que dar a ele acesso aos gastos federais pode criar um possível conflito de interesses.