Alvo de mandado de prisão do TPI, Putin diz que não participará da cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Presidente da Rússia, Vladimir Putin — Foto: Gavriil Grigorov/Sputnik/Kremlin Pool Photo via AP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira, 18, que não comparecerá à cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro em novembro. A declaração foi dada durante entrevista coletiva, em resposta a uma pergunta do jornalista Daniel Rittner, da CNN Brasil.

O autocrata russo é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), devido a crimes de guerra relacionados à invasão da Ucrânia.

Tenho uma amizade maravilhosa com [o presidente] Lula. Eu iria lá de propósito para interromper o trabalho normal deste fórum [G20]? Para arruinar o fórum? Por que faríamos isso? Somos adultos. Vamos encontrar uma pessoa que possa representar os interesses da Rússia — disse Putin.

Como o Brasil é signatário do Tratado de Roma, estaria legalmente obrigado a cumprir a ordem do TPI e prender o líder russo caso ele pisasse em território brasileiro.

Apesar disso, Putin sugeriu que seria possível negociar soluções diplomáticas entre os dois países para evitar sua prisão, além de questionar a legitimidade do Tribunal, que foi estabelecido em 2002.

Você pode gostar...