Shigeru Ishiba será o novo primeiro-ministro do Japão após vencer votação interna do PLD
Shigeru Ishiba foi eleito nesta sexta-feira, 27, como o novo líder do Partido Liberal Democrático (PLD), que está no poder no Japão, e assumirá o posto de primeiro-ministro no lugar de Fumio Kishida.
Essa foi a quinta tentativa de Ishiba, de 67 anos, em conquistar a liderança da sigla. Ele superou na votação interna a ministra da Segurança Econômica, Sanae Takaichi, que buscava se tornar a primeira mulher a liderar o governo japonês.
O processo de sucessão de Kishida começou em agosto, após ele anunciar sua renúncia devido a uma crise interna no partido.
O próximo primeiro-ministro declarou que seu foco será melhorar a imagem do PLD, abalado por recentes escândalos, impulsionar a economia do país e lidar com ameaças à segurança nacional, especialmente vindas da Coreia do Norte, China e Rússia.
Entusiasta de maquetes militares e fã de ídolos pop dos anos 1970, Ishiba já ocupou os cargos de ministro da Defesa e da Agricultura, e destaca sua vasta experiência administrativa como um de seus principais trunfos.
Com a ampla maioria do PLD no Parlamento, espera-se que Ishiba seja formalizado como premiê do Japão na próxima terça-feira, 1º.