Lula indica Gabriel Galípolo para Presidência do Banco Central

Gabriel Galípolo — Foto: Washington Costa/Ministério da Fazenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC) nesta quarta-feira, 28. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto.

Atualmente, Galípolo ocupa o cargo de diretor de Política Monetária do BC e precisará ser aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, para então ter seu nome submetido à votação secreta no plenário da Casa antes de assumir a nova função.

Se aprovado, ele sucederá Roberto Campos Neto, atual presidente da autoridade monetária, que permanece no cargo até dezembro deste ano, ao término de seu mandato de quatro anos, conforme determina a legislação.

A indicação de Galípolo era aguardada pelo mercado. Ele chegou a antecipar seu retorno a Brasília após uma viagem e ficou de sobreaviso a pedido de Lula, com o objetivo de viabilizar uma data para a votação de seu nome no Congresso antes das eleições municipais.

Gabriel Galípolo é um economista próximo a Lula, tendo atuado na campanha do presidente, na equipe de transição de governo e no Ministério da Fazenda antes de assumir uma diretoria no BC.

Ele é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Você pode gostar...