Celso Amorim sugere a Lula nova eleição presidencial na Venezuela
(OHF News) — Informalmente, o assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim (foto, à esquerda), sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que uma nova eleição na Venezuela poderia ajudar a resolver a crise que o país vizinho atravessa.
Amorim disse ao jornal Valor Econômico que a ideia é embrionária e sequer foi discutida com a Colômbia e o México — países que, junto com o Brasil, buscam abrir o diálogo entre o candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, e o ditador Nicolás Maduro, declarado vencedor do pleito de 28 de julho pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano.
O resultado oficial não foi comprovado pelo regime chavista e a oposição, liderada por María Corina Machado, denuncia fraude.
O assessor da presidência afirmou que levou a sugestão a Lula depois de ouvir outros atores internacionais. No caso de um “segundo turno” na Venezuela, ele defendeu que a União Europeia (UE) suspenda as sanções em vigor contra o país e envie observadores para a nova eleição.