Temor de recessão nos EUA faz bolsas pelo mundo despencarem

O temor de uma recessão nos Estados Unidos fez as ações na Ásia e Oceania despencarem nesta segunda-feira, 5. O mesmo ocorreu com os índices futuros das bolsas sediadas em Nova York, informa a agência Bloomberg.

No índice Nikkei 225, de Tóquio, a queda foi de 10%.

No Topix, também na capital japonesa, os papéis despencaram mais de 7%, ativando o “circuit breaker” por cerca de 10 minutos.

Houve mais quedas em Taiwan, com o índice Taiex despencando 5,7%, Hong Kong perdendo 2,1%, o S&P/ASX200, na Austrália, recuando 1,3% e o índice sul-coreano Kospi caindo 3,4%.

Os índices futuros das bolsas nova-iorquinas também caíram: -1,85% na Nasdaq, -1,12% no S&P e -0,76% no Dow Jones.

O movimento é consequência da junção de dois fatores: os juros altos, que visam conter a inflação nos Estados Unidos, e a divulgação de dados fracos sobre a geração de empregos na última sexta-feira, 2.

Ambos fatores ampliaram o medo de recessão, desencadeando uma grande aversão ao risco e apostas de que as taxas de juros terão que cair de modo acentuado e rapidamente para conter a inflação.

Agentes do mercado financeiro também apontam o aumento das tensões no Oriente Médio como um agravante nesse cenário de queda generalizada.

⚠️ Reportagem em atualização

Você pode gostar...