EUA reconhecem vitória de Edmundo González na eleição presidencial da Venezuela
O Departamento de Estado dos Estados Unidos, em comunicado assinado pelo secretário Antony Blinken e divulgado nesta quinta-feira, 1º, reconheceu a vitória de Edmundo González (foto) na eleição presidencial da Venezuela realizada no último domingo, 28.
González é o candidato da coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD), de oposição ao ditador Nicolás Maduro, que buscava a reeleição para um terceiro mandato.
O líder do regime chavista foi declarado vitorioso pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela — órgão controlado pela ditadura.
A PUD, liderada por María Corina Machado, denuncia fraude e afirma que seu candidato recebeu 67% dos votos, contra 30% de Maduro — considerando cerca de 82% das atas eleitorais digitalizadas pela oposição. O CNE ainda não provou a suposta vitória do ditador.
Dada a evidência esmagadora, é claro para os EUA e, mais importante, para o povo venezuelano, que Edmundo González Urrutia recebeu a maioria dos votos na eleição presidencial de 28 de julho na Venezuela — escreveu Blinken.
O governo dos EUA também diz que os partidos venezuelanos devem começar a discutir “uma transição respeitosa e pacífica, de acordo com a lei eleitoral“.