PT trata Maduro como ‘presidente reeleito’ e diz que eleição na Venezuela foi uma ‘jornada democrática’
Em nota divulgada nesta segunda-feira, 29, a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) trata o ditador Nicolás Maduro como “presidente reeleito” e cumprimenta o povo venezuelano pela “jornada democrática”, em referência à eleição realizada no último domingo, 28.
O resultado oficial do pleito é contestado pela oposição ao regime chavista e por líderes de países estrangeiros.
O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela — diz o partido.
O decisão da executiva nacional petista de reconhecer o resultado oficial, mesmo que contestado, vai na contramão do governo Lula, que vem adotando cautela e reivindicando provas da alegada vitória de Maduro.
A manifestação do PT enfatiza ainda a necessidade de diálogo do ditador com os opositores, mas critica “ingerência externa” no processo político-eleitoral venezuelano.
Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais — pede a Executiva Nacional do partido no documento.
O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa — finaliza a nota.