Trump culpa Netanyahu pelo ataque terrorista do Hamas de 7 de outubro
O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano nas eleições de novembro Donald Trump disse em entrevista à revista Time nesta terça-feira (30) que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, é um dos culpados pelo ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.
O americano apontou falhas na liderança do premiê e criticou a incapacidade das forças israelenses de impedir a ofensiva do grupo terrorista palestino.
[As Forças de Defesa de Israel] têm os equipamentos mais sofisticados. Tudo estava lá para evitar isso [o ataque do Hamas]. E muita gente sabia, milhares e milhares de pessoas sabiam, mas Israel não sabia. Acho que ele [Netanyahu] está sendo fortemente culpado por isso — disse Trump.
O americano também lembrou sua experiência negativa com Netanyahu em relação à retirada de Israel do ataque liderado pelos EUA em Bagdá, no Iraque, em 2020, que matou o general iraniano Qasem Soleimani.
Eu tive uma má experiência com Bibi [Benjamin Netanyahu]… e isso foi algo que nunca esqueci. E me mostrou algo — afirmou.
Apesar do tom das falas, Trump assegurou que, se for eleito no fim do ano, garantirá a proteção israelense.