Milei escreve nova carta a Lula em busca de aproximação
O presidente da Argentina, Javier Milei, escreveu uma nova carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na busca por uma aproximação entre os governos.
A chanceler argentina, Diana Mondino, primeira ministra enviada por Milei em visita oficial ao Brasil, entregou a carta ao ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, na última segunda-feira (15).
Mondino foi recebido no Palácio do Itamaraty, em Brasília, durante a agenda oficial. Os dois chanceleres tiveram uma reunião privada, outra ampliada e depois deram uma declaração à imprensa, onde responderam a perguntas de jornalistas, antes de almoçarem juntos e com membros dos dois governos.
Ela também foi recebida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, mas não por Lula.
Segundo apuração do jornal O Estado de S. Paulo, o conteúdo da carta ainda não foi divulgado porque Vieira ficou de entregá-la ainda lacrada ao presidente brasileiro.
Mondino disse a interlocutores do Itamaraty que a correspondência é uma nova forma de reiterar a “prioridade na relação” da Argentina com o Brasil.
A chanceler tem pregado uma relação pragmática por parte de Milei. Questionada sobre um encontro entre os dois presidentes, Mondino despistou e argumentou que as agendas internacionais de ambos são “complexas”, mas que “em algum momento teremos que esperar por isso”.