Musk dobra aposta e pede renúncia ou impeachment de Moraes
O dono do X, Elon Musk, voltou a confrontar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo (7).
Em postagem na plataforma, o bilionário informou que divulgará as ordens expedidas pelo magistrado que supostamente violam a legislação brasileira.
No mesmo texto, Musk disse que Moraes tem que renunciar ou sofrer impeachment. O dono do X termina com um ataque frontal ao ministro: “Vergonha, Alexandre de Moraes, vergonha“.
Em breve, o X publicará tudo o que é exigido pelo Alexandre de Moraes e como esses pedidos violam a legislação brasileira. Esse juiz traiu descaradamente e repetidamente a Constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment. Vergonha, Alexandre de Moraes, vergonha — escreveu o bilionário.
A mensagem foi publicada no momento em que jornalistas escolhidos por Musk receberam supostas “revelações” sobre como o antigo Twitter teria sido alvo de decisões que, em sua avaliação, representam um ataque à liberdade de expressão no Brasil.
A manobra orquestrada repete a estratégia adotada por apoiadores extremistas de Donald Trump nos EUA em 2022. As “revelações” foram imediatamente instrumentalizadas por militantes bolsonaristas para pedir CPI e aumentar a pressão contra o STF.
O próprio Musk já havia endossado os relatórios publicados. No sábado (6), ele disse que retiraria todas as restrições a contas no X determinadas pela Justiça brasileira e ameaçou fechar o escritório da empresa no país.