Lula compara ação de Israel em Gaza a massacre de Hitler contra judeus
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou, neste domingo (18), os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao massacre perpetrado por Adolf Hitler contra os judeus no século XX.
Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus — disse o presidente.
A declaração foi dada durante coletiva de imprensa no hotel onde está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia — última parada de seu giro pela África.
A contraofensiva de Israel na Faixa de Gaza é uma resposta ao ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023. Na ocasião, milhares de civis e militares israelenses foram mortos ou sequestrados pelo grupo terrorista palestino.
Conib repudia fala de Lula
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) divulgou uma nota repudiando a declaração do presidente Lula. A entidade classificou a comparação como uma “distorção perversa” da realidade e uma ofensa à “memória das vítimas do Holocausto e seus descendentes”.
Tema recorrente na viagem
Na última quinta-feira (15), durante reunião com o ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi, no Cairo, Lula também havia afirmado que Israel tem a “primazia” de não cumprir as decisões da Organização das Nações Unidas (ONU).
Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas — afirmou.
O petista também defendeu na ocasião um “cessar-fogo definitivo” em Gaza e lembrou o apoio brasileiro ao caso iniciado na Corte Internacional de Justiça (CIJ) pela África do Sul contra Israel.