Alexei Navalny, principal opositor de Putin, está morto, informa serviço prisional russo
O principal líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu aos 47 anos nesta sexta-feira (16), informou o serviço penitenciário de Yamalo-Nenets, na região ártica da Rússia, onde cumpria pena.
As autoridades locais afirmaram em comunicado que Navalny “se sentiu mal após uma caminhada” e perdeu a consciência “quase imediatamente”, acrescentando que o caso estava sendo investigado como uma “morte súbita”.
De acordo com a agência Associated Press, uma ambulância tentou reanimá-lo, mas não conseguiu.
Navalny era um ex-advogado que ganhou projeção ao satirizar o presidente Vladimir Putin, além de expor os esquemas de corrupção do regime russo.
Na década de 2010, por exemplo, liderou um movimento contra Putin que levou milhares de pessoas às ruas do país.
Ele foi detido pelas forças policiais da Rússia em janeiro de 2021 após retornar da Alemanha, onde havia sido hospitalizado por envenenamento. Na época, o Kremlin negou ter tentado matá-lo.
Desde então, Navalny foi condenado a 30 anos de prisão — sob acusações que, segundo ele, foram forjadas para mantê-lo afastado da política.
O líder opositor chegou a anunciar sua candidatura presidencial em 2016, criando uma rede de comitês eleitorais, de Kaliningrado a Vladivostok.
No entanto, a Comissão Eleitoral Central da Rússia disse que ele não poderia concorrer devido a uma condenação judicial.
Na ocasião, Navalny havia sido considerado culpado de fraude e recebeu uma sentença de cinco anos de prisão.