Lewandowski aceita convite de Lula e será o novo ministro da Justiça
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. O anúncio oficial deve acontecer na quinta-feira (11).
Ele aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Flávio Dino, que assumirá uma cadeira no Supremo.
Dino e o magistrado aposentado se reuniram com Lula na noite desta quarta-feira (10), no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Com a saída de Dino e a entrada de Lewandowski, o Ministério da Justiça deverá atuar de forma mais discreta, já que o novo chefe da pasta tem um perfil diferente do anterior.
Embora Lula tenha pensado em recriar o Ministério da Segurança Pública — uma promessa de campanha — a ideia não foi adiante.
A separação foi considerada muito delicada porque estruturas como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo, teriam que sair da alçada da Justiça.
Além disso, apesar de pesquisas indicarem que a criminalidade e o tráfico de drogas estão na lista dos maiores problemas do país, Lula avaliou que a separação acabaria repassando todo o problema da Segurança Pública para o Executivo federal. De acordo com a Constituição, essa área é de responsabilidade dos governadores.