Índia lança mísseis contra alvos no Paquistão, que promete retaliação

Muzaffarabad, Paquistão - Foto: Reprodução

A Índia confirmou na manhã desta quarta-feira, 7, no horário local — noite de terça-feira, 6, em Brasília — que realizou ataques com mísseis contra alvos no Paquistão. Os dois países, que são adversários históricos e possuem arsenais nucleares, vivem mais um episódio de tensão crescente.

Segundo o governo de Nova Déli, a operação batizada de Sindoor teve como alvo infraestruturas ligadas a grupos terroristas no território paquistanês, país vizinho e de maioria islâmica.

As autoridades indianas justificaram a ofensiva como uma resposta ao atentado ocorrido em 22 de abril, na região da Caxemira indiana, que resultou na morte de 26 pessoas. Nova Déli afirmou que as ações foram “precisas, comedidas e não escalatórias em sua natureza”.

Em nota, os indianos destacaram que “nenhuma instalação militar paquistanesa foi alvo” e que “a Índia demonstrou considerável contenção na seleção de alvos e no método de execução”.

Já o Paquistão afirmou que três áreas civis foram atingidas pelos mísseis indianos e prometeu reagir à ofensiva. Pouco tempo depois, o governo de Islamabad declarou ter abatido dois caças da Força Aérea da Índia.

Você pode gostar...