Trump se opõe a planos israelenses de atacar instalações nucleares do Irã, diz jornal

Presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: AP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rejeitou planos israelenses para bombardear instalações nucleares do Irã, revelou o The New York Times nesta quarta-feira, 16.

A decisão, segundo o jornal, foi comunicada a Israel durante a visita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na semana passada.

Trump preferiu seguir o caminho diplomático com o regime de Teerã, priorizando um novo acordo para limitar o programa nuclear iraniano.

Os ataques planejados por Israel estavam previstos para maio e tinham como objetivo atrasar o avanço do Irã rumo à construção de uma arma nuclear.

De acordo com o plano, os Estados Unidos não apenas ofereceriam apoio logístico e estratégico, como também participariam diretamente da ofensiva.

O New York Times apurou que as forças israelenses estavam confiantes em obter o apoio de Washington. No entanto, após meses de discussões internas, Trump decidiu barrar a operação.

Alguns oficiais dos EUA estariam mais abertos a considerar os planos israelenses“, informou o jornal, citando nomes como Michael Kurilla, chefe do Comando Central, e Michael Waltz, assessor de segurança nacional.

Durante seu primeiro mandato, Trump encerrou o acordo nuclear com o Irã. No entanto, em sua volta à Casa Branca, retomou as negociações com o objetivo de evitar o envolvimento dos EUA em um novo conflito no Oriente Médio.

Você pode gostar...