‘Vamos recuperar nosso quintal’, diz secretário de Defesa de Trump sobre a América Latina

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que o presidente Donald Trump pretende restaurar a influência americana na América Latina, região que chamou de “nosso quintal”. A declaração foi feita durante entrevista à Fox News, exibida na quinta-feira, 10.
Hegseth criticou a política externa do ex-presidente Barack Obama, dizendo que a gestão democrata permitiu o avanço da China sobre a América do Sul e Central.
“É estratégico. O governo [Barack] Obama tirou os olhos da bola e deixou a China tomar toda a América do Sul e Central, com sua influência econômica e cultural, fazendo acordos com governos locais de infraestrutura ruim, vigilância e endividamento. O presidente Trump disse ‘não mais’. Vamos recuperar o nosso quintal”, afirmou.
Ele acrescentou: “Estamos ajudando a recuperar o Canal do Panamá da influência comunista chinesa.“
Desde seu retorno à presidência, em janeiro, Trump vem ameaçando retomar o controle do Canal do Panamá, alegando que a infraestrutura estaria sob domínio prático da China — uma acusação negada pelo governo panamenho.
Na quinta, os governos dos EUA e do Panamá anunciaram um acordo que autoriza o envio de tropas americanas para áreas próximas ao canal.
No entanto, os panamenhos negam ter autorizado a construção de bases militares permanentes, um tema sensível para o país.
A presença militar americana no passado, encerrada em 1999 com a entrega do canal ao Panamá, ainda é motivo de debate entre a população.
Embora Trump não descarte o uso da força para garantir o controle da passagem estratégica, ele não detalhou como essa “recuperação” se daria na prática.