Guerra comercial: China volta a retaliar EUA e eleva tarifas sobre produtos americanos para 125%

A China anunciou na manhã desta sexta-feira, 11, que elevará de 84% para 125% as tarifas sobre produtos importados dos Estados Unidos, segundo o Ministério das Finanças do país. A medida passa a valer já no sábado, 12.
A decisão é uma resposta direta às recentes medidas adotadas pelo presidente Donald Trump no contexto da crescente guerra comercial entre as duas potências.
Na última quarta-feira, 9, Trump aumentou as tarifas sobre produtos chineses de 104% para 125%.
No dia seguinte, quinta-feira, 10, o governo americano afirmou que, somadas as novas medidas, as taxas aplicadas à China chegam a 145%.
Após a explicação da Casa Branca, Pequim afirmou que os desafios econômicos enfrentados pelo país “aumentaram significativamente” e intensificou as críticas às políticas de Washington.
“As ações dos EUA não têm o apoio do povo e terminarão em fracasso”, declarou o governo chinês.
A China também reiterou que não cederá às pressões dos americanos. “Nunca aceitaremos pressão extrema ou intimidação por parte dos Estados Unidos”, afirmou.
Em comunicado, reforçou ainda que suas reações não visam apenas a defesa de interesses próprios: “Tomar medidas adicionais para se opor às ações de intimidação dos EUA não tem como único objetivo proteger nossa própria soberania, segurança e interesses de desenvolvimento. Também visa proteger a equidade e a justiça internacionais”.