Macron pede suspensão de investimentos europeus nos EUA após tarifaço de Trump

Presidente da França, Emmanuel Macron - Foto: Reprodução via BFMTV

O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu nesta quinta-feira, 3, que as empresas europeias suspendam os investimentos planejados nos Estados Unidos após o anúncio do tarifaço global imposto pelo presidente Donald Trump.

É fundamental que os investimentos futuros ou aqueles anunciados nas últimas semanas sejam suspensos até que a situação com os EUA seja esclarecida“, declarou Macron em reunião com representantes da indústria francesa.

Macron afirmou que nenhuma resposta está descartada e sugeriu recorrer ao mecanismo anticoerção, além de considerar medidas voltadas a serviços digitais e ao financiamento da economia americana.

Ele também destacou que a reação europeia às tarifas será “mais massiva” do que a retaliação adotada anteriormente contra as taxas impostas ao aço e alumínio.

O presidente francês classificou as novas tarifas como “brutais e infundadas”, ressaltando que representam um choque para o comércio internacional. Para ele, a Europa deve agir de forma estratégica, respondendo “setor por setor”.

Você pode gostar...