Pesquisa Quaest: desaprovação ao governo Lula sobe sete pontos e chega a 56%; aprovação cai para 41%

Presidente Lula - Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu para 56%, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 2.

Esse é o pior índice desde o início do mandato e a primeira vez que ultrapassa 50%.

Já a aprovação caiu para 41%, o menor patamar até agora.

Os dados indicam que Lula perdeu apoio até entre eleitores que votaram nele em 2022. Além disso, passou a ser mais rejeitado do que aprovado entre mulheres e pardos.

Entre os mais pobres, católicos e eleitores do Nordeste, grupos que antes o apoiavam, há agora um empate técnico entre aprovação e desaprovação.

Quando questionados sobre a avaliação geral do governo, 41% dos entrevistados classificam a gestão como negativa, um aumento em relação aos 37% registrados em janeiro.

Já a fatia dos que consideram o governo positivo caiu de 31% para 27%, enquanto a avaliação regular oscilou de 28% para 29%. Outros 3% não souberam ou não quiseram responder.

Na comparação com os dois primeiros mandatos de Lula, entre 2003 e 2010, 53% consideram que o atual governo está pior, 23% dizem que está igual e 20% avaliam como melhor. Outros 4% não souberam ou não responderam.

Já em relação ao governo de Jair Bolsonaro, que esteve no poder entre 2019 e 2022, 43% dos entrevistados avaliam que a gestão de Lula é pior, enquanto 39% acreditam que é melhor e 15% dizem que está igual. Outros 3% não souberam opinar.

Sobre as expectativas para os próximos dois anos, 81% dos entrevistados acreditam que Lula fará um governo diferente, enquanto 15% preferem que continue igual e 4% não souberam responder.

A pesquisa também perguntou se os brasileiros acham que o país está no rumo certo ou errado.

Para 56%, o Brasil está indo na direção errada, um aumento em relação aos 50% da pesquisa anterior, realizada em janeiro.

Já 36% consideram que o país está na direção certa, ante 39% na última sondagem, enquanto 8% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, foi realizada entre 27 e 31 de março, ouvindo 2.004 brasileiros a partir de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Você pode gostar...