Rússia e Ucrânia chegam a acordo de cessar-fogo no Mar Negro

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira, 25, que firmaram acordos separados com a Rússia e a Ucrânia para um cessar-fogo no Mar Negro e a suspensão de ataques a instalações de energia em ambos os países.
As negociações ocorreram nos últimos dias, com representantes do governo americano conduzindo conversas paralelas com delegações russas e ucranianas.
A Casa Branca não revelou detalhes específicos dos acordos, afirmando que mais informações serão divulgadas posteriormente.
No entanto, destacou que as partes envolvidas “concordaram em garantir uma navegação segura, eliminar o uso da força e impedir o uso de embarcações comerciais para fins militares” no Mar Negro.
A região tem papel estratégico no conflito. O Mar Negro, que margeia territórios dos dois países, foi cenário de alguns dos momentos mais críticos da guerra, incluindo a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 e o cerco de Mariupol, um dos principais portos ucranianos, tomado pelas tropas russas após intensos bombardeios no início da invasão.
Além de sua importância militar, a área é vital para a exportação de grãos da Ucrânia.
De acordo com fontes ouvidas pela Associated Press, o novo acordo retoma parte dos termos de um pacto firmado em 2022 para garantir o trânsito seguro de navios russos pelos portos ucranianos.
No ano seguinte, Moscou havia suspendido unilateralmente esse compromisso.
A Casa Branca reiterou que o objetivo da nova negociação é “garantir a navegação segura, eliminar o uso da força e impedir o uso de embarcações comerciais para fins militares no Mar Negro”.