Diretor palestino vencedor do Oscar é agredido por colonos israelenses na Cisjordânia e preso

O palestino Hamdan Ballal (foto), um dos diretores do documentário “Sem Chão”, vencedor do Oscar deste ano, foi linchado por colonos israelenses e levado sob custódia por militares das Forças de Defesa de Israel (IDF) na Cisjordânia. As informações são do jornal Haaretz.
O ataque ocorreu nesta segunda-feira, 24, próximo ao assentamento israelense de Susya. Segundo testemunhas ouvidas pela Associated Press, um grupo de 10 a 20 colonos mascarados agrediu Ballal e outros ativistas judeus com pedras e bastões, além de destruir os vidros de seus carros e furar os pneus.
Yuval Abraham, jornalista israelense e também diretor do documentário, relatou que Ballal sofreu ferimentos na cabeça e na barriga e sangrava quando foi colocado em uma ambulância.
No entanto, soldados israelenses invadiram o veículo e o retiraram enquanto ele recebia atendimento. “Não sabemos onde Hamdan está porque ele foi levado vendado“, afirmou Josh Kimelman à agência.
O ativista palestino Ihab Hassan, que presenciou o ataque, descreveu o cenário na rede social X: “Colonos invadiram casas, atiraram pedras, quebraram janelas e veículos e agrediram violentamente moradores e ativistas de solidariedade. Várias pessoas ficaram feridas“.
Ele acrescentou: “Quando a ambulância chegou para Hamdan, soldados israelenses a invadiram e o levaram. Não há sinal dele desde então.“
As IDF informaram que estão investigando o caso, mas não forneceram outros detalhes.
“Sem Chão”, dirigido por israelenses e palestinos, retrata a vida de palestinos da Cisjordânia que enfrentam a violência de colonos e militares de Israel.