Trump anuncia contrato com a Boeing para desenvolvimento do futuro caça de sexta geração dos EUA

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante anúncio do futuro caça furtivo F-47 - Foto: Carlos Barria/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira, 21, durante coletiva no Salão Oval da Casa Branca, um contrato com a Boeing para o desenvolvimento e fabricação do F-47, o futuro caça de sexta geração da Força Aérea americana (USAF).

Segundo Trump, a nova aeronave será a “mais letal já criada” e contará com tecnologia furtiva avançada. O presidente destacou que o jato será “praticamente invisível” aos radares e acrescentou que os “inimigos da América [EUA] nunca o verão chegando“, sugerindo a alta velocidade do novo caça.

Projeção artística do Boeing F-47 – Foto: USAF

Embora Trump tenha revelado algumas capacidades do futuro avião, seu design e ficha técnica permanecem em sigilo, sendo considerados segredo de Estado.

De acordo com a Boeing, em seu site, o programa de Dominância Aérea de Nova Geração (NGAD, na sigla em inglês), do qual o F-47 faz parte, está protegido por leis de segurança.

A USAF, por sua vez, descreveu o F-47 como a peça central do programa NGAD, destacando que a aeronave integrará “furtividade de próxima geração, fusão de sensores e capacidades de ataque de longo alcance, com o objetivo de enfrentar os adversários mais sofisticados em ambientes contestados“.

Atualmente, o caça mais moderno da Força Aérea dos EUA é o F-35, fabricado pela Lockheed Martin e em operação desde 2015. No entanto, a empresa não está envolvida no desenvolvimento do F-47, que recebeu esse nome em homenagem ao fato de Trump ser o 47º presidente dos Estados Unidos.

Durante o anúncio, o republicano estava acompanhado por oficiais da USAF e pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, que aproveitou a ocasião para enviar uma mensagem clara aos aliados e adversários do país:

Agora temos o F-47, que envia uma mensagem clara e direta aos nossos aliados de que não vamos a lugar nenhum… e aos nossos inimigos de que podemos, e seremos capazes de projetar poder ao redor do mundo, sem impedimentos, por gerações futuras.

Você pode gostar...