Musk deve ter acesso a plano ultrassecreto dos EUA para possível guerra com a China, diz jornal

Elon Musk - Foto: Alex Brandon/AP

Elon Musk deve ter acesso a um plano ultrassecreto dos Estados Unidos sobre uma possível guerra contra a China durante sua visita ao Pentágono nesta sexta-feira, 21. A informação foi divulgada pelo The New York Times (NYT).

Segundo duas autoridades ouvidas pelo jornal, o bilionário receberá um relatório com segredos militares detalhando alvos chineses e possíveis respostas dos EUA em caso de ameaça. O documento, com 20 a 30 slides, não teve outros detalhes revelados.

O NYT classificou o acesso de Musk às informações como uma “expansão drástica” de seu papel no governo americano. A presença do empresário gera preocupações sobre um possível conflito de interesses, já que ele mantém laços financeiros importantes com a China.

Atualmente, Musk lidera o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) e é considerado peça-chave no segundo mandato do presidente Donald Trump.

Após a publicação da reportagem, o republicano classificou a informação como fake news. “A China não será mencionada ou discutida”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.

Os planos ultrassecretos de guerra dos EUA traçam estratégias para proteger o país e responder a possíveis adversários em caso de conflito. Embora as tensões entre Washington e Pequim estejam elevadas, sobretudo na guerra comercial, não há sinais iminentes de confronto militar.

Você pode gostar...