Trump acusa Irã de estar por trás de ataques dos Houthis e diz que país sofrerá ‘consequências’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o Irã de estar por trás dos ataques dos Houthis em uma publicação na rede Truth Social nesta segunda-feira, 17.
Ele alertou que qualquer nova ofensiva do grupo iemenita será respondida com “grande força” e que não há garantia de que essa retaliação se limite a eles.
“Que ninguém se deixe enganar! As centenas de ataques feitos pelos Houthis – os mafiosos e bandidos sinistros baseados no Iêmen, que são odiados pelo povo iemenita – emanam e são criados pelo Irã”, escreveu Trump.
O presidente americano também criticou Teerã por tentar se passar por uma “vítima inocente” e negou que o regime tenha perdido o controle sobre os Houthis.
“Eles estão ditando cada movimento, dando-lhes as armas, fornecendo dinheiro e equipamento militar altamente sofisticado, e até mesmo a chamada ‘Inteligência’”, acusou.
Desde que assumiu seu segundo mandato, Trump reativou a política de pressão máxima contra o Irã e vem pressionando por um novo acordo militar.
Enquanto isso, Teerã nega repetidamente estar desenvolvendo armas nucleares e classifica o apelo de Trump por negociações como uma “enganação”.
“Cada tiro disparado pelos Houthis será visto, deste ponto em diante, como sendo um tiro disparado das armas e da liderança do Irã, e o Irã será responsabilizado, e sofrerá as consequências, e essas consequências serão terríveis!”, ameaçou Trump.