Trump expressa confiança de que EUA anexarão Groenlândia: ‘Acho que vai acontecer’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar nesta quinta-feira, 13, sobre a possibilidade de anexar a Groenlândia ao país e demonstrou confiança de que isso acontecerá.
Durante um encontro com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, Trump foi questionado sobre o tema e defendeu a ideia, alegando que a aquisição fortaleceria a “segurança internacional”.
“Acho que vai acontecer. Precisamos disso para a segurança internacional. Temos muitos dos nossos jogadores favoritos navegando pela costa e temos que ter cuidado“, afirmou.
A declaração foi publicada por um perfil oficial da Casa Branca na rede social X. No vídeo, também aparece a reação de Rutte.
“Sobre a questão de a Groenlândia se juntar, sim ou não, aos Estados Unidos, eu vou me manter fora dessa discussão. Não vou envolver a Otan nisso. Mas, se tratando do Polo Norte e do Ártico, você está totalmente certo. Os chineses estão usando essas rotas, sabemos que os russos estão se rearmando“, respondeu o secretário-geral da aliança ocidental.
Trump já havia abordado o tema no dia 4, durante seu primeiro discurso ao Congresso americano, quando afirmou que os EUA assumiriam o controle da Groenlândia “de um jeito ou de outro”.
No dia seguinte, o primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, rejeitou a possibilidade, afirmando que os habitantes da ilha, um território autônomo da Dinamarca, não querem ser nem americanos nem dinamarqueses.
Na terça-feira, 11, o partido de oposição Demokraatit venceu as eleições parlamentares na Groenlândia, derrotando a coalizão de esquerda no poder. A legenda defende uma transição gradual rumo à independência da ilha em relação à Dinamarca.