Trump cita Brasil ao exemplificar países que impõem tarifas ‘injustas’ sobre produtos dos EUA e promete reciprocidade

Presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Julia Demaree Nikhinson/AP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou o Brasil como um dos países que impõem tarifas que ele considera “injustas” sobre produtos americanos. A declaração foi feita na noite de terça-feira, 4, durante um discurso em sessão conjunta do Congresso.

Além do Brasil, Trump citou Canadá, Índia, China e países europeus como exemplos e anunciou que novas tarifas serão aplicadas a essas nações a partir de 2 de abril.

Outros países usaram tarifas contra nós por décadas, e agora é a nossa vez de começar a usá-las contra eles. A União Europeia, China, Brasil, Índia, México e Canadá e diversas outras nações cobram tarifas tremendamente mais altas do que cobramos deles. É injusto“, afirmou.

Ele também destacou disparidades específicas nas tarifas praticadas contra os produtos americanos.

A Índia nos cobra tarifas maiores que 100%, a tarifa média da China sobre nossos produtos é o dobro do que cobramos deles e a tarifa média da Coreia do Sul é quatro vezes maior”, acrescentou.

Trump garantiu que os EUA responderão com medidas equivalentes a qualquer tarifa imposta por outro país.

No que eles nos taxarem, nós os taxaremos. Se aplicarem medidas não tarifárias para nos manter fora do mercado deles, então nós faremos barreiras não monetárias para mantê-los fora do nosso mercado. Nós teremos trilhões de dólares e criaremos empregos como nunca vimos antes”, afirmou.

Você pode gostar...