Zelensky lamenta bate-boca com Trump e diz estar pronto para trabalhar com os EUA em prol da paz

Após um bate-boca na Casa Branca e a suspensão da ajuda militar dos Estados Unidos à Ucrânia, o presidente Volodymyr Zelensky declarou nesta terça-feira, 4, estar disposto a trabalhar sob a liderança de Donald Trump para alcançar a paz.
“Estamos prontos para trabalhar sob a forte liderança do presidente Trump para obter uma paz duradoura“, afirmou Zelensky em uma postagem na rede social X.
Ele também destacou: “Nenhum de nós quer uma guerra sem fim. A Ucrânia está pronta para sentar à mesa de negociações o mais rápido possível e trazer uma paz duradoura. Ninguém deseja a paz mais do que os ucranianos.“
Zelensky se referiu ao confronto com Trump, ocorrido na sexta-feira, 28, durante sua visita a Washington, como um episódio lamentável.
“Nossa reunião em Washington, na Casa Branca, na sexta-feira, não foi como deveria ter sido. É lamentável que tenha acontecido dessa forma. É hora de consertar as coisas. Gostaríamos que a cooperação e a comunicação futuras fossem construtivas“, disse o presidente ucraniano.
Ainda nesta terça, as administrações dos EUA e da Ucrânia planejam assinar o controverso acordo sobre metais de terras raras, que ficou pendente após a reunião problemática com Trump.
Segundo a imprensa internacional, o presidente americano informou a seus assessores que pretende anunciar o acordo durante seu discurso ao Congresso nesta terça à noite, mas alertou que o acordo ainda não havia sido formalmente assinado e que a situação poderia mudar. A Casa Branca ainda não se pronunciou oficialmente.