Trump assina ordem executiva que torna inglês idioma oficial dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou neste sábado, 1º, uma ordem executiva (decreto) que estabelece o inglês como idioma oficial do país e proíbe comunicações oficiais em outras línguas.
Embora seja a língua mais falada nos EUA, a Constituição nunca designou um idioma oficial devido à tradição de imigração e ao modelo multicultural de integração do país.
“Os documentos históricos de governo da nossa Nação, incluindo a Declaração de Independência e a Constituição, foram todos escritos em inglês. Portanto, já passou da hora de o inglês ser declarado como a língua oficial dos Estados Unidos. Uma língua nacionalmente designada é o cerne de uma sociedade unificada e coesa“, afirma a ordem executiva.
A medida tem um impacto significativo, já que, segundo o Censo americano, 22% da população fala outro idioma em casa. Diversos estados já haviam oficializado o inglês, mas esta é a primeira vez que a regra se aplica a nível nacional.
De acordo com um rascunho da ordem obtido pela Associated Press, a determinação também proíbe o atendimento em órgãos federais em qualquer outro idioma.
Atualmente, agências públicas são obrigadas a oferecer assistência em diferentes línguas, política implementada por uma ordem executiva do ex-presidente Bill Clinton.
Segundo o Wall Street Journal, o texto do decreto justifica a mudança como uma forma de “promover a unidade e eficiência no governo e fornecer um caminho para o engajamento cívico“.
O governo dos EUA reconhece grandes comunidades que falam espanhol, chinês e árabe. Os latino-americanos são 19% da população, o segundo maior grupo étnico do país.