Lula e Tarcísio lançam edital para construção do túnel submerso Santos-Guarujá, no litoral paulista

Em um clima amistoso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lançaram nesta quinta-feira, 27, o edital para a construção do túnel submerso Santos-Guarujá, no litoral paulista.
O evento contou com gritos de “sem anistia” na plateia e críticas sobre a autoria do projeto e políticas de privatização de estatais.
No palco estavam Lula, Tarcísio e o vice-presidente Geraldo Alckmin, que foi citado como “quem desenhou esse projeto de engenharia”. Durante o evento, o presidente da República e o governador paulista trocaram conversas informais.
Tarcísio também interagiu com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).
A obra, a primeira do tipo no Brasil e a maior da América Latina, ligará os bairros de Macuco, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá, com 1,5 km de extensão e 870 metros submersos.
A construção será dividida entre o governo estadual e federal, com custos de R$ 5,13 bilhões. A concessionária que vencer a licitação deverá investir R$ 830 milhões e arcar com a manutenção.
O leilão ocorrerá em 1º de agosto, e a empresa vencedora operará o túnel por 30 anos, cobrando pedágio. A travessia, que atualmente leva até uma hora e exige o uso de balsas, será reduzida para apenas dois minutos.
O túnel foi escolhido para evitar interferências no fluxo de cargas do Porto de Santos. Esta é a maior obra do novo PAC e foi viabilizada após meses de negociações entre Lula e Tarcísio, com a fiscalização a cargo da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Assista abaixo o discurso do presidente Lula na cerimônia de lançamento do edital: