Papa Francisco melhora e não tem mais insuficiência renal, diz Vaticano

O Vaticano divulgou na tarde desta quarta-feira, 26, que a insuficiência renal enfrentada pelo Papa Francisco foi resolvida.
O pontífice de 88 anos, que está internado há 12 dias devido a uma dupla pneumonia, apresentou melhora em seu quadro clínico. Ele foi submetido a exames de sangue, hematológicos e uma tomografia computadorizada de tórax.
O boletim médico também indicou que, pela primeira vez desde sábado, 22, o estado de Francisco não é mais considerado crítico.
Naquele dia, o pontífice, que lida com problemas pulmonares há décadas, passou por uma crise asmática prolongada e precisou de oxigênio de alto fluxo e transfusão de sangue.
O boletim divulgado pela manhã ainda mencionava que o papa estava “em estado crítico”, mas que havia passado uma noite tranquila e estava descansando.
Fontes da Santa Sé informaram às agências Reuters e Associated Press que Francisco já caminhou pelo quarto e está se alimentando normalmente.
Além disso, o Vaticano revelou que, na terça-feira, 25, o pontífice retomou parcialmente seus compromissos, e na segunda-feira, 24, teve reuniões e conversou por telefone com o pároco de Gaza, como parte de sua rotina desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas.
Ontem, Francisco se reuniu com membros da Igreja Católica no hospital e aprovou decretos para cinco beatificações e duas canonizações.